sexta-feira, 8 de junho de 2012

OS PLANOS E O PROPÓSITO DE DEUS


OS PLANOS E O PROPÓSITO DE DEUS


É interessante observar que às vezes Deus usa situações complicadas para um objetivo maior. Após a morte e ressurreição de Cristo, os seus discípulos começaram a proclamar as boas novas e houve um grande avivamento. Se analisarmos, veremos que Deus preparou várias situações para que o evangelho de Cristo fosse dissipado entre os povos. A situação que mais me chama atenção é a de Estevão. Ele que se destacava entre os diáconos, e operava prodígios e sinais entre o povo em nome de Jesus, foi interceptado por alguns cireneus e alexandrinos no qual foi interrogado. Estevão  foi superior em sabedoria na discussão  e seus interrogadores subordinaram falsas testemunhas contra ele dizendo que ele dissera que Jesus iria modificar os costumes que Moisés transmitiu. Essa grande mentira levou Estevão ao sinédrio para ser interrogado.

Tudo estava indo como Deus havia planejado. Os líderes religiosos estavam furiosos pelo grande movimento causado pelos apóstolos e diáconos. Não sabiam eles que tudo quanto fizessem contra os seguidores de Cristo estariam sendo importantes para os a ascensão do evangelho libertador da morte e da ressurreição de Jesus Cristo.
Estevão ao ser perguntado se tivera mesmo falado tais coisas contra a lei de Moisés, iniciou um discurso duro e verdadeiro. Começou dizendo que os antepassados daqueles que estavam presentes haviam assassinado todos os profetas que prediziam a vinda de Jesus e logo depois os acusou de ter crucificado o filho de Deus.

Até então, os líderes religiosos estavam se segurando para não oprimir de forma dura os seguidores de Cristo devido ao medo do povo se revoltar e iniciar uma revolução. Mas depois deste discurso de Estevão, seus níveis de ira ultrapassaram o medo, eles não conseguiram se segurar, iniciando assim uma perseguição declarada contra os apóstolos e todos os seguidores de Cristo.
Estevão, já vendo a todos os que estavam presentes no sinédrio se inflamando por causa de seu discurso, olha para o céu tem a visão da glória de Deus e Jesus de pé à direita de Deus. Nesse momento, podemos imaginar aquelas pessoas com suas faces iradas, dando altos gritos e correndo em direção ao acusado. Porém também podemos imaginar Estevão em êxtase, com um sorriso e lágrimas ao mesmo tempo por ver a glória Deus.  Logo alcançaram Estevão e o açoitaram levando-o para fora do templo para ser apedrejado e assassinado.

Entendo que foi Deus que preparou Estevão para passar por esta situação, e entendo também que foi Deus que endureceu o coração dos líderes religiosos para não aceitarem o seu discurso e se revoltarem. Depois de desencadear esta grande perseguição anunciada publicamente, todos os que haviam se convertido ao evangelho de Jesus Cristo se dispersaram, restando somente os apóstolos. Mas isso não significa que eles foram derrotados, isso significa uma explosão de boas novas se espalhando onde quer que aquele povo que se dispersou se estabelecessem. Assim o evangelho de Cristo foi se multiplicando entre os povos até os dias de hoje.

Não devemos tentar decifrar os planos de Deus. Estes planos às vezes nos trazem alegria, às vezes tristeza, às vezes nos trazem Alívio, às vezes sofrimento. Mas em todos eles devemos ter a plena convicção de que é Deus quem está movendo com suas mãos e que sempre terá somente um propósito: Glorificar o nome de Jesus Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário